Lula inicia primeira visita oficial à Indonésia

Jacarta, 11 jul (EFE) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou hoje a Jacarta para impulsionar, em sua primeira visita oficial à Indonésia, as relações entre dois dos maiores países em desenvolvimento do mundo, que, juntos, têm cerca de 422 milhões de habitantes.

EFE |

O marco principal do programa de Lula será uma reunião com o chefe de Estado indonésio, Susilo Bambang Yudhoyono, que acontecerá neste sábado no palácio presidencial.

No encontro, os governantes devem assinar dois acordos de cooperação: um no âmbito educativo e outro relativo ao etanol.

Fontes do Ministério das Relações Exteriores do Brasil destacaram que não são acordos comerciais, mas de caráter científico, que buscam aprofundar os intercâmbios de pesquisadores, publicações e conhecimento.

Na agenda do encontro também estão presentes os problemas ambientais dos quais sofrem os países e a luta contra a mudança climática.

Lula deve participar de um seminário para empresários, antes de voltar ao Brasil e encerrar sua viagem pela Ásia, que levou o presidente ao Japão, Vietnã e Timor-Leste.

No Japão, Lula participou da cúpula do Grupo dos Oito (G8, sete nações mais ricas do mundo e a Rússia), como parte do conjunto de países emergentes, ao qual pertencem Brasil, China, Índia, México e África do Sul. EFE jpm/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG