Lula inicia amanhã visita oficial à República Tcheca

Praga, 10 abr (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia amanhã em Praga a primeira visita de um chefe de Estado brasileiro à República Tcheca.

EFE |

Anteriormente, Fernando Henrique Cardoso esteve em Praga em 1994, mas como candidato eleito, enquanto Vaclav Havel fez a primeira visita de Estado de um presidente tcheco ao Brasil em setembro de 1996.

Espera-se que Lula chegue à capital tcheca, vindo da Holanda, no final do dia, e os principais compromissos do presidente acontecerão no sábado.

A situação é atípica para o país, fato interpretado pela diplomacia brasileira como uma "deferência especial" do Castelo de Praga, sede da Presidência tcheca, explicaram à Agência Efe fontes diplomáticas.

No sábado, Lula se reunirá com seu colega e anfitrião, Vaclav Klaus, em um encontro bilateral no qual se espera que os dois países assinem um acordo de cooperação econômica e industrial.

O Brasil é o principal parceiro econômico da República Tcheca na América Latina, com trocas comerciais de 371 milhões de euros em 2007, apesar de os investimentos tchecos diretos serem simbólicos.

Durante o encontro, está previsto que Lula e Klaus conversem sobre integração bilateral e regional, dando especial atenção à Presidência tcheca da União Européia (UE), que acontecerá no primeiro semestre de 2009.

O Brasil é o principal motor econômico dentro do Mercosul, bloco que agora negocia um acordo de negociação com a UE.

Também está previsto que Lula e a primeira-dama, Marisa Letícia, visitem o Mosteiro de Strahov e a Igreja de Nossa Senhora da Vitória, que abriga o Menino Jesus de Praga.

Durante sua estadia na capital tcheca, Lula ficará hospedado no Hotel Hilton. EFE gm/wr/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG