Lula inaugura Avenida Brasil em território palestino

Ramala, 17 mar (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou hoje, em Ramala, a Avenida Brasil, assim batizada para expressar os laços de amizade entre os povos brasileiro e palestino.

EFE |

Na cidade, sede do Governo da Autoridade Nacional Palestina (ANP), o chefe de Estado visitou o mausoléu do histórico líder Yasser Arafat, a quem homenageou com uma coroa de flores.

Só depois Lula participou da inauguração da avenida com o nome do Brasil. A via, que dá de frente para o túmulo de Arafat, fica no centro de Ramala, em um bairro tranquilo e arborizado, que abriga tanto residências como representações diplomáticas.

"Estou muito contente por inaugurar esta via, que expressa o amor do povo palestino pelo povo brasileiro e também pela seleção brasileira de futebol", declarou Lula durante o ato, no qual reiterou o apoio de seu país à paz no Oriente Médio.

Por sua vez, o prefeito de Ramala, Janit Nijail, presente na inauguração, disse que a avenida foi batizada com o nome do Brasil "para expressar e consolidar a relação entre os brasileiros e o povo palestino, que busca sua liberdade e sua independência".

Ainda hoje, Lula deve visitar uma escola local construída com a ajuda do Brasil. O chefe de Estado também vai se reunir de novo com o presidente da ANP, Mahmoud Abbas, com quem se encontrou ontem na cidade cisjordaniana de Belém.

Os dois presidentes assinarão vários acordos de cooperação em matéria de cultura, saúde e em outras áreas. Após esse compromisso, Lula porá fim à primeira visita de um chefe de Estado brasileiro aos territórios palestinos e seguirá para a Jordânia, sua próxima escala no Oriente Médio. EFE nm/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG