Lula formaliza convite a Obama para que visite Brasil

São Paulo, 3 mar (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva formalizou hoje um convite ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para que visite o Brasil, como confirmou em São Paulo a secretária de Estado americana, Hillary Clinton.

EFE |

Em um encontro com estudantes da Faculdade Zumbi dos Palmares, Hillary comentou que o convite a Obama foi reforçado durante a reunião desta tarde com Lula, em Brasília.

A chefe da diplomacia americana se comprometeu a transmitir o convite a Obama, embora tenha lembrado que o presidente está concentrado atualmente na política interna.

Hillary pediu ainda à América Latina tempo para perceber as mudanças na política em relação à região empreendidas após a chegada de Obama ao poder.

"O presidente Barack Obama mudou muitas coisas, mas a mudança não é algo fácil, demanda tempo. A enorme expectativa criada pela eleição de Obama pode ter feito com que muitos esquecessem que as mudanças são complicadas", declarou.

Perante cerca de 800 pessoas na faculdade, Hillary Clinton também dedicou palavras ao Governo venezuelano e insistiu que os EUA querem "a melhor relação" com o presidente Hugo Chávez.

Em uma faculdade em que 90% dos estudantes se declaram de raça negra e que trabalha pela inclusão social, boa parte das perguntas girou em torno do assunto.

Hillary se disse a favor das cotas raciais no acesso à universidade.

"Mas não é justo deixar apenas entrar e que fracassem por sua falta de preparação anterior", argumentou.

A acirrada agenda de hoje de Hillary no Brasil incluiu uma passagem por Brasília, com visita ao Congresso e reuniões com o chanceler Celso Amorim e com Lula.

A secretária de Estado já deixou São Paulo rumo à Costa Rica, quinta etapa de uma viagem que já a levou a Uruguai, Argentina e Chile. EFE az/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG