Lula felicita Durão Barroso por reeleição

Rio de Janeiro, 19 set (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva felicitou hoje o português José Manuel Durão Barroso pela reeleição à frente da Comissão Europeia (órgão executivo da UE) e disse que espera trabalhar a seu lado para aprofundar a associação estratégica entre o Brasil e o bloco econômico.

EFE |

Durão Barroso foi reeleito na quarta-feira passada pela maioria absoluta dos membros do Parlamento Europeu para um novo mandato de cinco anos.

Lula, em carta de felicitação enviada na sexta-feira e divulgada hoje pela Chancelaria, assegurou que espera trabalhar ao lado de Durão Barroso pelo "contínuo aprofundamento" das relações entre Brasil e UE.

"Espero com grande expectativa nosso próximo encontro em Estocolmo, em 6 de outubro, para a 3ª Cúpula Brasil-UE, evento que com certeza repetirá o sucesso das edições anteriores", afirmou o presidente brasileiro.

Segundo Lula, a reeleição e o apoio unânime dos Estados-membros da UE à candidatura de Durão Barroso são o reconhecimento de seu bom trabalho nos últimos cinco anos e uma "reafirmação da confiança em sua liderança frente aos grandes desafios do cenário internacional".

"Tenho certeza de que nesse novo período frente à Comissão Europeia seguiremos avançando na consolidação da associação estratégica entre Brasil e UE, cujo lançamento contou com seu decisivo apoio", disse, por sua vez, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, em carta dirigida a Durão Barroso. EFE cm/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG