Lima, 14 ago (EFE).- O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, fará uma visita oficial ao Peru no dia 11 de dezembro, anunciou hoje o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, em Lima.

Em sua visita ao Peru, Amorim declarou à imprensa, no Palácio do Governo, que Lula viajará ao país para consolidar a "aliança estratégica" entre as duas nações.

Amorim disse que o Peru e o Brasil foram os países que deram início ao processo que culminou com o acordo entre o Mercosul e a Comunidade Andina, segundo a agência de notícias estatal "Andina".

Amorim chegou esta manhã à sede do Governo peruano acompanhado pelo embaixador do Brasil no Peru, Jorge D'Escragnolle Taunay, e a chefe do gabinete da Chancelaria brasileira, Maria Laura da Rocha.

O ministro foi recebido pelo presidente peruano, Alan García; pelo embaixador do Peru no Brasil, Hugo de Zela, além do ministro das Relações Exteriores do país, José Antonio García Belaúnde.

Depois do encontro, Amorim se dirigiu para a sede da Chancelaria para uma reunião com Balaúnde, com o objetivo de revisar diversos temas da agenda bilateral e assinar acordos de cooperação sobre distribuição de energia nas regiões rurais, produção de látex, piscicultura e o combate ao crime organizado. EFE mmr/pd

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.