Lula fará visita oficial a Guatemala

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciará na segunda-feira uma visita a Guatemala, durante a qual o presidente anfitrião, Álvaro Colom, pretende negociar um financiamento de 99 milhões de dólares para a compra de seis aviões militares.

AFP |

"Vamos discutir com o presidente Lula os mecanismos de financiamento para a aquisição das aeronaves, projeto que já foi aprovado pelo Conselho Nacional de Segurança", declarou Colom.

Os aviões militares de vigilância serão comprados da Embraer. De acordo com Colom, as aeronaves podem ser integradas a um sistema conjunto de radares, em um projeto que já foi apresentado às autoridades brasileiras.

Lula chegará a Guatemala na tarde de segunda-feira, procedente de El Salvador, onde assistirá a cerimônia de posse de Mauricio Funes como presidnete desta nação.

Em El Salvador, Lula pode ter reuniões bilaterais com os presidentes da Colômbia, Álvaro Uribe, e do Paraguai, Fernando Lugo.

Na noite de segunda-feira, o presidente do Brasil deve visitar o Palácio Nacional da Cultura, onde será homenageado por Colom e terá uma reunião.

No encontro privado, os dois presidentes devem abordar a implantação de programas para a produção de etanol a partir da cana-de-açúcar na Guatemala, nos quais Brasil e Estados Unidos se comprometeram a cooperar de forma conjunta.

Também podem abordar a possível participação da Petrobras em projetos de exploração de petróleo e gás em águas profundas guatemaltecas.

rz/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG