Lula está disposto a negociar com Lugo sobre Itaipu

Tucumán (Argentina), 1 jul (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se mostrou hoje disposto a negociar com o líder eleito do Paraguai, Fernando Lugo, o preço da energia elétrica produzida em Itaipu.

EFE |

"Vamos esperar que ele assuma em 15 de agosto para conhecer suas reivindicações e negociar", disse Lula em coletiva de imprensa após o final da 35ª Cúpula do Mercosul na cidade argentina de Tucumán.

Lula disse que "sempre há vontade de negociar o preço da energia".

"Vivi toda minha vida como negociador, desde minha época de sindicalista e agora, representando o Brasil, a maior economia do Mercosul, farei todo o possível para favorecer as economias menores do bloco", disse Lula em referência a Paraguai e Uruguai.

O presidente brasileiro se mostrou incrédulo de que Assunção possa sofrer blecautes por falta de uma linha de alta tensão com a central hidroelétrica Itaipu e assegurou que o Brasil trabalha para tornar a obra possível.

As reivindicações paraguaias no aproveitamento dos recursos da Itaipu foram o eixo da campanha eleitoral de Lugo.

As autoridades de Assunção reivindicaram reiteradas vezes a revisão do tratado que em 1973 deu origem a Itaipu, a maior represa do mundo em funcionamento, para conseguir maiores lucro.

O acordo de construção da hidroelétrica dividiu em partes iguais a produção de energia, não prevê a venda a outros países e estabelece que o excedente de um deles deve ser vendido ao outro a preço de custo.

Por isso, o Paraguai cede ao Brasil energia abaixo dos preços de mercado. EFE alm/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG