mais forte com América Latina após vitória de Obama - Mundo - iG" /

Lula espera relação mais forte com América Latina após vitória de Obama

Brasília, 5 nov (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva considerou hoje extraordinária a vitória do democrata Barack Obama nas eleições americanas e disse confiar em que promoverá uma relação mais forte entre Estados Unidos, América Latina e África, e que acabe com o bloqueio a Cuba.

EFE |

"Quem duvidava que um negro podia ser presidente dos Estados Unidos agora sabe que pode, e só pode porque isso acontece em um regime democrático que permite que a sociedade se manifeste", disse Lula a jornalistas.

O presidente elogiou "a competência política" de Obama e fez votos para que sua liderança permita chegar a "um acordo de paz no Oriente Médio", que "há décadas se tenta e não se consegue".

Além disso, manifestou sua esperança de que os Estados Unidos "tenham uma relação mais forte com a América Latina, com o Brasil e com a África" e que o novo Governo democrata tenha uma "política de apoio" ao desenvolvimento dos países mais pobres.

"Espero também que acabe o bloqueio a Cuba, que não tem nenhuma explicação humana", disse.

No entanto, Lula considerou que será preciso dar tempo para saber o que pensa o presidente eleito dos Estados Unidos.

"Há uma diferença muito grande entre ganhar eleições e governar um país como os Estados Unidos. Vamos esperar que assuma para ver o que vai acontecer", afirmou. EFE ed/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG