Lula encontra Fidel e Raúl Casto em Havana

Havana, 24 fev (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu hoje com o presidente cubano, Raúl Castro, e com Fidel Castro, num dia marcado pela comoção mundial pela morte do preso político Orlando Zapata Tamayo.

EFE |

Como em visitas anteriores a Cuba, Lula disse à imprensa que viu Fidel Castro "excepcionalmente bem". O líder cubano não aparece em público desde julho de 2006.

Antes, Lula e o general Raúl Castro visitaram o porto de Mariel, a oeste da capital, que terá sua ampliação e modernização feita com auxílio de US$ 150 milhões emprestados pelo Brasil.

Membros da delegação brasileira distribuíram várias fotos dos líderes no jardim de uma ampla residência em Havana. Nelas, Lula e Raúl aparecem com camisas sem mangas e Fidel, com roupa esportiva.

Um porta-voz brasileiro disse à Agência Efe que Lula dará mais tarde detalhes sobre a reunião com os irmãos Castro aos jornalistas que o acompanham.

A oposição interna cubana criticou Lula por, nas últimas visitas à ilha, se recusar a recebê-los. Hoje, o presidente chegou a ser acusado pela dissidência de ser cúmplice nas violações dos direitos humanos em Cuba, onde há cerca de 200 presos políticos. EFE am/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG