Lula encontra Fidel Castro em visita à Havana

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encontrou o ex-presidente de Cuba, Fidel Castro, nesta quarta-feira, em Havana. O encontro também contou com a presença do atual líder cubano, Raúl Castro.

iG São Paulo |

AFP
Fidel e Lula se encontram em Havana

Fidel e Lula se encontram em Havana

O encontro ocorre um dia depois da morte do preso politico Orlando Zapata Tamayo,  de 42 anos, após uma greve de fome de 85 dias. Nesta quarta, ao lado de Lula, Raúl Castro lamentou a morte do dissidente.

Lula disse à imprensa que Fidel está "excepcionalmente bem". O líder cubano não aparece em público desde julho de 2006.

Também nesta quarta-feira, Lula inaugurou as obras do porto cubano de Mariel, uma remodelação financiada pelo Brasil para reforçar sua aliança estratégica com a ilha de governo comunista.

Com cerca de US$ 450 milhões, o governo brasileiro financiará a modernização das estradas, vias ferroviárias e depósitos de Mariel, famoso porque de suas plataformas partiu em 1980 um êxodo para os Estados Unidos.

As obras ocorrerão por conta da construtora brasileira Odebrecht, que prevê começar a execução no primeiro trimestre deste ano. Maior economia da América Latina, o Brasil se converteu em um importante parceiro de Cuba.

Embora o intercâmbio comercial tenha sido de escassos US$ 330 milhões em 2009, Lula aprovou créditos comerciais que encherão as lojas com produtos brasileiros, apesar da crise de liquidez na ilha, e financiou projetos de infraestrutura, como o de Mariel.

AFP
Raúl, Lula e Fidel juntos em Havana

Raúl, Lula e Fidel juntos em Havana


Também colocou a Petrobras na busca de petróleo em águas cubanas no Golfo do México. A empresa concluiu no ano passado os estudos sísmicos, mas ainda não anunciou quando vai perfurar.

Lula e Raúl Castro falarão sobre esses e outros projetos durante uma reunião. Cuba e Brasil também preveem firmar acordos nas áreas de saúde, tecnologia e agricultura.

Lula chegou a Havana na noite de terça-feira, depois de participar de uma cúpula do Grupo do Rio no balneário mexicano de Playa del Carmen.

Na manhã de quinta-feira, o presidente seguirá viagem rumo ao Haiti, a fim de avaliar a destruição provocada pelo terremoto de janeiro na capital Porto Príncipe.

Com Reuters

Leia mais sobre Cuba

    Leia tudo sobre: cuba

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG