Lula encabeça lista de governantes mais populares da América

México, 19 jan (EFE).- Com tendência de alta, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva encabeça, junto com o equatoriano Rafael Correa e o colombiano Álvaro Uribe, o topo da popularidade entre os governantes da América, com 70% de aceitação, segundo pesquisa divulgada hoje pela firma mexicana Consulta Mitofsky (CM).

EFE |

Lula e Correa alcançaram Uribe, que, durante todo 2008, se manteve isolado na ponta do ranking.

O documento precisa que a popularidade de Lula tem uma "tendência de alta", enquanto a de Correa é "estável".

Em um segundo bloco, encontram-se os presidentes de Venezuela, Hugo Chávez (64%); do México, Felipe Calderón (62%); do Paraguai, Fernando Lugo (60%); da Bolívia, Evo Morales, e El Salvador, Antonio Saca, estes dois últimos com 56%.

O mesmo índice foi cotado para o presidente eleito dos EUA, Barack Obama, que toma posse amanhã com uma aprovação de 56%, segundo uma média de pesquisas de janeiro realizado pela empresa Real Clear Politics.

Enquanto Obama fica no "segundo grupo", seu antecessor, George W.

Bush, que faz hoje seu último dia completo de Governo, é o segundo mais rejeitado da lista, com apenas 27% de aprovação.

Atrás dele, vem apenas os presidentes do Peru, Alan García, e de Honduras, Manuel Zelaya, ambos com 25%.

A firma mexicana ainda compara a aprovação dos chefes de Estado americanos com alguns de outras regiões do mundo, entre os quais o primeiro-ministro da Austrália, Kevin Rudd, se destaca com os mesmos 70% de aprovação de Lula, Correa e Uribe. EFE jd/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG