Lula e sete governantes estarão na cúpula dos países de língua portuguesa

Lisboa, 22 jul (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e mais sete governantes participarão na sexta-feira na 7ª Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Lisboa, disseram hoje à Agência Efe fontes diplomáticas.

EFE |

Lula deve chegar à capital portuguesa no final da quinta-feira para assistir à reunião da qual são anfitriões o presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, e seu primeiro-ministro, José Sócrates.

O presidente brasileiro se encontrará durante a viagem a Portugal com o chefe de Estado venezuelano Hugo Chávez, que deve chegar a Lisboa também na quinta-feira, em uma visita bilateral emoldurada dentro sua viagem por vários países europeus.

No mesmo dia, haverá na capital portuguesa uma primeira reunião da CPLP em nível ministerial, que estará encarregada de fechar os temas da cúpula e as propostas dos responsáveis técnicos de cada país que já estão em Lisboa.

A presença de Lula em Lisboa, embora estivesse prevista, não tinha sido confirmada pelos organizadores da reunião, mas fontes da delegação brasileira na CPLP disseram hoje à Efe que Lula participará da conferência de chefes de Estado e de Governo da sexta-feira.

A cúpula da CPLP, que se reúne a cada dois anos, tem desta vez como tema central a promoção do português como língua comum dos países-membros.

Esta será a segunda vez que Lisboa recebe a conferência, após ter sido a sede da primeira, em 1996.

A CPLP foi constituída naquele mesmo ano como um fórum multilateral para aprofundar a cooperação entre Portugal e suas ex-colônias: Brasil, Timor-Leste, Angola, São Tomé e Príncipe, Moçambique, Guiné-Bissau e Cabo Verde. EFE abm/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG