Lula e Sarkozy celebram em Paris reunião prévia ao G20

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva celebrará nesta quarta-feira em Paris com o colega francês, Nicolas Sarkozy, uma reunião prévia ao encontro de cúpula do G20 de quinta-feira em Londres.

AFP |

Fontes diplomáticas brasileiras afirmaram que o país tem um interesse especial na reforma das instituições financeiras, começando pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).

Lula, que desembarcou na noite de terça-feira em Paris, procedente de Doha, onde na terça-feira assistiu a segunda reunião entre os 22 países da Liga Árabe e os 12 da América do Sul, terá uma reunião de trabalho com Sarkozy, seguida de um almoço no Palácio do Eliseu.

À tarde, Lula viajará de trem para Londres.

Nas últimas semanas o Brasil insistiu na necessidade de conclusão da Rodada de Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC), que o país considera a melhor maneira de acabar com as tentações protecionistas provocadas pela crise econômica.

Em uma entrevista publicada na edição de segunda-feira do jornal francês Le Monde, o presidente Lula afirmou que, diante da atual crise mundial, os problemas mais urgentes são o restabelecimento do crédito e a luta contra o protecionismo.

Lula afirmou esperar que o G20 "possa apresentar soluções capazes de contra-atacar os efeitos devastadores da crise e levar a uma profunda reformulação da economia internacional a médio e longo prazo".

js-gc/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG