Lula e Sarkozy assinam na semana que vem acordos em várias áreas

Brasília, 20 dez (EFE) - O presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e o governante da França, Nicolas Sarkozy, assinarão semana que vem, durante um encontro no Rio de Janeiro, acordos em diversas áreas, entre eles um de cooperação tecnológica para o primeiro submarino de propulsão nuclear na América Latina.

EFE |

Os acordos abrangem as áreas de defesa, educação, meio ambiente e ciência e tecnologia, informou hoje a "Agência Brasil".

Na próxima terça-feira, Sarkozy fará uma visita oficial ao Brasil, um dia após participar, com Lula e com o presidente da Comissão Européia (CE), José Manuel Durão Barroso, na 2ª Cúpula Brasil-União Européia (UE), que será realizada no Rio de Janeiro.

Na área de defesa, a França ajudará o Brasil a construir quatro submarinos convencionais e um movido a energia nuclear.

Outro acordo nesse setor será o assinado na presença dos dois líderes pela Helibrás, controlada pelo grupo francês Eurocopter, e o Governo de Minas Gerais.

O pacto prevê a construção de 50 helicópteros artilhados em Itajubá que serão comprados pelo Ministério da Defesa.

O Aeronáutico de Helicópteros de Grande Porte, inaugurado em julho por Lula em Itajubá, teve um investimento de entre US$ 300 milhões e US$ 400 milhões para a ampliação da fábrica da Helibrás.

A transferência de tecnologia para produzir óculos de visão noturna de uso militar e a criação de um novo sistema de vigilância de fronteiras também estão entre os acordos bilaterais de defesa que serão assinados.

Entre os convênios do setor científico e tecnológico, destacam-se os relacionados com a troca de dados provenientes de satélites dos dois países, assim como de estudantes e pesquisadores.

O combate à exploração ilegal de ouro na fronteira entre Brasil e Guiana Francesa, a criação de um centro de estudos de biodiversidade na Amazônia e uma base de cooperação policial também estão entre os acordos previstos, segundo a fonte.

Além disso, os ministros de Educação do Brasil, Fernando Haddad, e da França, Xavier Darcous, assinarão um acordo que permite a criação da rede franco-brasileira de ensino profissional.

Na segunda-feira à noite, quando terminar a cúpula Brasil-UE, Lula e Sarkozy assistirão no Rio de Janeiro a um ato cultural para o lançamento do "Ano da França no Brasil". EFE wgm/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG