Lula e presidente de Malauí propõem criação de comissão bilateral

Brasília, 16 set (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva propôs hoje, junto ao presidente de Malauí, Bingu Wa Mutharika, a criação de uma comissão mista bilateral para tratar temas de interesse recíproco.

EFE |

Em comunicado conjunto divulgado após uma reunião bilateral privada e outra ampliada a ministros, Lula destacou a primeira visita de Mutharika ao Brasil e os "avanços da consolidação da democracia" no país africano, com sucesso no "combate à pobreza e à corrupção e a promoção da segurança alimentícia".

Mutharika, por sua vez, pediu a cooperação técnica brasileira em áreas como agricultura, energia, mineração, comércio, transferência de tecnologia e esportes e recebeu uma resposta positiva de Lula, que enviará uma missão para analisar o assunto.

Os dois governantes assinaram o Acordo Marco de Cooperação Técnica que facilita a cobertura jurídica para esse tipo de iniciativa.

Destacaram também a importância da participação dos dois países na 2ª Cúpula América do Sul-África, que será realizada em Caracas ainda este mês.

O líder africano visitou a sede do Congresso nacional e na quinta-feira viajará para São Paulo para se reunir com empresários locais. EFE wgm/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG