Lula é premiado pelo Centro Woodrow Wilson

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi premiado pelo Centro Woodrow Wilson, um dos institutos de análise mais importantes dos Estados Unidos, anunciou a entidade nesta sexta-feira em comunicado.

AFP |

"O presidente Lula simboliza os atributos que queremos honrar no Centro Woodrow Wilson. É um líder político que contribuiu para acabar com o domínio militar e restabelçecer a democracia", diz o texto.

O Prêmio ao Serviço Público será entregue ao presidente brasileiro no dia 21 de setembro em Nova York.

"Este prêmio é uma homenagem ao chefe de Estado que fortaleceu o Brasil de forma significativa, inclusive no cenário mundial", declarou Lee Hamilton, presidente de diretor do centro, fundado em homenagem ao 28º presidente dos Estados Unidos (1913-1921).

Lula é o primeiro político e o terceiro brasileiro a receber o Prêmio ao Serviço Público. Antes dele, foram premiados o jornalista Ruy Mesquita, diretor do Estado de São Paulo, e Zilda Arns, fundadora da organização cristã de ajuda às famílias pobres Pastoral da Criança.

Lula, 63 anos, foi eleito à presidência em 2002 e reeleito em 2006. Antes disso, foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhores (PT), um importante líder sidncial e teve papel de destaque na luta contra a ditadura militar (1964-1985).

jz/yw

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG