Lula e Obama conversarão sobre cúpula do G20 e sobre as Américas em Washington

WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, receberá Luiz Inácio Lula da Silva na Casa Branca em 14 de março, ocasião em que ambos prepararão as cúpulas do G20 e das Américas.

Redação com EFE |

Em nota, a Casa Branca anunciou nesta sexta-feira que durante a reunião, inicialmente anunciada para o dia 17, os dois chefes de Estado também discutirão formas de fortalecer a cooperação entre seus países em "assuntos globais e hemisféricos".

Com este encontro, Lula, que manteve uma relação muito cordial com o antecessor de Obama, George W. Bush, se tornará o primeiro governante latino-americano e o terceiro do mundo a ser recebido pelo novo presidente americano na Casa Branca.

Obama consultará seu colega brasileiro sobre "medidas efetivas" contra a crise financeira global a serem apresentadas na cúpula do G20, que em 2 de abril reunirá os principais países desenvolvidos e em desenvolvimento, em Londres.

Além disso, Lula e o Obama explorarão vias para "garantir uma agenda produtiva" com vistas à Cúpula das Américas, que acontecerá em Trinidad e Tobago em meados do mês que vem.

Os dois presidentes talvez conversem ainda sobre a cooperação na luta contra a mudança climática e o desenvolvimento de energias renováveis, área na qual Lula já assinou um acordo de cooperação, referente aos biocombustíveis, com Bush.

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, esteve em Washington em fevereiro para se reunir com a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, e preparar a visita presidencial.


Leia mais sobre Obama

    Leia tudo sobre: obama

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG