Lula é o sexto presidente mais popular da América; Uribe lidera lista

México - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com um Governo aprovado por 55% dos brasileiros, é o sexto presidente mais popular da América Latina, segundo o instituto de pesquisas mexicano Consulta Mitofsky.

EFE |

De acordo com a sondagem, o chefe de Estado mais popular da região é, disparado, o colombiano Álvaro Uribe, cuja gestão, passados 68 meses desde que tomou posse e 50 dias desde o ataque a um acampamento de rebeldes no Equador, tem o apoio de 84% população.

Em segundo e terceiro no mesmo ranking aparecem, respectivamente, os presidentes do Equador, Rafael Correa, com 62% de aprovação, e o mexicano Felipe Calderón, com 61% de popularidade.

Na frente de Lula, também se encontram o chefe de Estado de El Salvador, Elías Antonio Saca (59%), e o boliviano Evo Morales (56%).

Já o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, aparece em oitavo, com 51% de aprovação.

Apoiados por menos da metade da população de seus países, se destacam no ranking a argentina Cristina Fernández de Kirchner (11º/47%), a chilena Michelle Bachelet (12º/46%) e o uruguaio Tabaré Vázquez (13º/45%).

Já o o presidente dos Estados Unidos, Georges W. Bush, é o 16º da lista, com 30% de popularidade, enquanto a 19ª e última posição ficou com o paraguaio Nicanor Duarte, aprovado por apenas 5% da população do país.

Os números divulgados pelo instituto Consulta Mitofsky se referem a pesquisas feitas nos meses de março e abril.

Leia mais sobre América Latina

    Leia tudo sobre: américa latina

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG