Assunção, 22 mar (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai se reunir com o governante do Paraguai, Fernando Lugo, no dia 30 de abril, em Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, anunciou hoje uma fonte oficial paraguaia.

Gustavo Codas, diretor paraguaio da hidroelétrica de Itaipu, disse a jornalistas que essa é a nova data do encontro que estava marcado inicialmente para o dia 23 do mesmo mês.

Depois de uma reunião com Lugo e o Embaixador brasileiro no Paraguai, Eduardo dos Santos, Codas assinalou que a data anterior coincide com a posse do novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), "ato que o presidente Lula está obrigado e tem interesse em assistir".

O encontro dos governantes será pautado pelo acordo bilateral assinado por Lula e Lugo em 25 de julho de 2009, em Assunção, no qual está previsto um maior benefício ao Paraguai no aproveitamento conjunto da represa, a maior do mundo em funcionamento.

As reivindicações paraguaias em Itaipu foram bandeiras de campanha de Lugo, no poder desde 15 de agosto de 2008 e cujo triunfo eleitoral, à frente de uma coalizão de ampla base ideológica, significou a quebra de 61 anos de hegemonia do conservador Partido Colorado. EFE lb/mh

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.