Lula e Lugo se reúnem para tentar resolver diferenças sobre Itaipu

Brasília, 7 mai (EFE).- O chefe de Estado do Paraguai, Fernando Lugo, se reuniu hoje em Brasília com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em uma visita na qual tentam resolver as divergências em torno da hidroelétrica de Itaipu.

EFE |

Lugo, que chegou nesta manhã a Brasília, foi recebido esta tarde no Palácio Itamaraty por Lula, pelo ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e pelo assessor especial para assuntos internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia.

Após a saudação protocolar, os dois líderes iniciaram uma reunião de trabalho e posteriormente irão para o Palácio da Alvorada para um jantar em homenagem ao visitante.

A agenda da reunião inclui temas como a construção de infraestruturas na fronteira e cooperação em diversas áreas sociais, mas o ponto central serão as reivindicações que o Paraguai tem em relação a Itaipu, cuja gestão é binacional.

O presidente paraguaio alega que o tratado tem cláusulas que prejudicam o país.

Antes da reunião com Lula, Lugo visitou o Congresso Nacional, onde defendeu uma integração regional "muito mais sólida, ampla e aberta ao futuro".

Amanhã, Lula e Lugo viajarão a Campo Grande para inaugurar o Trem do Pantanal. EFE ed/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG