Lula e Lugo se reúnem em maio no Brasil

O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, visitará o Brasil nos dias 7 e 8 de maio, para se encontrar com seu colega Luiz Inácio Lula da Silva, informou nesta sexta-feira o embaixador brasileiro em Assunção, Eduardo dos Santos.

AFP |

"A oportunidade vai ser propícia para avançar em todos os temas pendentes de cooperação e de integração", disse o diplomata à imprensa, após ser recebido por Lugo.

O embaixador não comentou se a questão da hidrelétrica de Itaipu será analisada pelos dois líderes.

Lugo pede a revisão dos valores pagos pelo Brasil sobre a energia de Itaipu que cabe ao Paraguai. Os paraguaios querem multiplicar por cinco o atual valor, de 300 milhões de dólares, pago anualmente pelo governo brasileiro.

Ricardo Canese, porta-voz do governo paraguaio nas negociações, advertiu que após 15 de agosto, seu país poderá recorrer a tribunais internacionais para exigir a revisão dos valores pagos pelo Brasil.

Lula já informou que não será possível atender ao pedido paraguaio sobre Itaipu, hidrelétrica compartilhada pelos dois países e que gera 14.000 megawatts de energia por ano.

Segundo Eduardo dos Santos, Lula e Lugo firmarão um acordo para a construção de uma segunda ponte internacional sobre o rio Paraná, entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta.

hro/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG