Lula e Kirchner acertam reunião de ministros sobre questões comerciais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua colega argentina, Cristina Kirchner, acertaram nesta sexta-feira, em Assunção, um encontro entre seus ministros da área de produção para solucionar, setor por setor, as controvérsias bilaterais em matéria comercial.

AFP |

"Vamos fazer uma reunião de ministérios da produção dos dois países", revelou Kirchner à imprensa ao final da 37ª Cúpula do Mercosul, sem especificar a data do encontro entre o ministro brasileiro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, e a responsável de Produção argentina, Débora Giorgi.

"Com Lula tive uma reunião muito boa, e acertamos que os temas comerciais serão tratados com números concretos, caso por caso", para buscar soluções, revelou Kirchner.

Na quarta-feira, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) do Brasil informou que pretendia denunciar a Argentina na Organização Mundial do Comércio (OMC) devido às restrições aplicadas por Buenos Aires contra suas exportações.

A Argentina teve em 2008 um déficit comercial de 4,344 bilhões de dólares com o Brasil, mas em dezembro passado o saldo negativo havia caído para 64 milhões de dólares, o nível mais baixo desde 2004.

lm/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG