Lula e Cristina presidem desfile do Dia da Independência

Brasília, 7 set (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e chefe de Estado argentina, Cristina Fernández de Kirchner, presidiram hoje, em Brasília, o desfile militar do Dia da Independência.

EFE |

Cerca de 30 mil pessoas, segundo cálculos oficiais da Polícia Militar, se reuniram na Esplanada dos Ministérios para os atos comemorativos dos 186 anos da independência brasileira.

Lula passou em revista as tropas e desfilou na limusine ao lado da primeira-dama, Marisa Letícia, e escoltado por oficiais de cavalaria.

Sob um forte calor, uma das atrações do desfile foi a participação da seleção feminina de futebol, que ganhou a medalha de prata nos recentes Jogos Olímpicos de Pequim.

Veteranos da Segunda Guerra Mundial e estudantes do Projeto Rondônia também participaram do desfile.

O orçamento destinado para a organização do desfile neste ano foi de R$ 1,6 milhão.

Cristina, que este ano foi a governante estrangeira convidada para a festividade, esperou Lula acompanhada do vice-presidente, José Alencar, e dos ministros da Defesa, Nelson Jobim; da Justiça, Tarso Genro; da Saúde, José Gomes Temporão, além da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.

A presidente argentina foi homenageada por um pelotão militar que estava com a bandeira do país vizinho.

A PM mobilizou 1.473 efetivos para garantir a segurança do público que acompanhou, em tribunas móveis, a passagem dos militares.

Também foram destaque durante o desfile uma coreografia que fazia referência à prosperidade petrolífera do Brasil, e o tradicional fechamento do evento a cargo da Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira. EFE wgm/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG