Lula e Chávez se reunirão no dia 26 para debater temas bilaterais

Brasília, 21 mai (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o chefe de Estado da Venezuela, Hugo Chávez, conversarão na terça-feira sobre temas regionais, que incluirão uma análise do novo diálogo entre Estados Unidos e América Latina, informaram hoje fontes oficiais.

EFE |

Os líderes se reunirão em Salvador (BA) para outro dos encontros trimestrais e também discutirão o processo de adesão da Venezuela ao Mercosul, explicou em entrevista coletiva o porta-voz da Presidência da República, Marcelo Baumbach.

No plano bilateral, Lula e Chávez avaliarão o desenvolvimento de diversos projetos de cooperação nas áreas industrial, agrícola, imobiliária e de prestação de serviços bancários para as camadas mais pobres, entre outros assuntos.

Sem dar detalhes, Baumbach disse que a agenda regional se centrará "nas perspectivas do processo de adesão da Venezuela ao Mercosul", já aprovado em termos políticos pelo Brasil e pelos Governos de Argentina, Uruguai e Paraguai, mas ainda pendente de ser ratificado nos Congressos brasileiro e paraguaio.

Além disso, os dois debaterão a agenda da próxima Cúpula da União de Nações Sul-americanas (Unasul), que será realizada no Chile em julho, assim como "o novo momento de diálogo entre Estados Unidos e América Latina e o Caribe", disse Baumbach.

Segundo o porta-voz, no encontro serão assinados novos acordos bilaterais nas áreas de cooperação fronteiriça, comercialização de alimentos, transporte, serviços bancários, desenvolvimento urbano e política industrial. EFE ed/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG