Lula e Chávez mudam encontro trimestral para Maracaibo

Brasília, 15 jan (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o chefe de Estado da Venezuela, Hugo Chávez, se encontrarão amanhã na cidade de Maracaibo para sua reunião trimestral, em vez de em Caracas, onde estava inicialmente previsto, informaram hoje fontes oficiais brasileiras.

EFE |

Ao concluir sua visita oficial à Bolívia, Lula irá a Porto Velho (RO), de onde partirá para a Venezuela.

A chegada do líder brasileiro a Maracaibo está prevista para as 20h15 (22h15 de Brasília), mas não há mais atividades programadas para hoje, segundo um programa divulgado pela Presidência brasileira.

Amanhã, Lula e Chávez conversarão no marco do mecanismo de encontros presidenciais trimestrais que começou em 2007 e falarão sobre iniciativas para impulsionar a cooperação bilateral em assuntos agrícolas e industriais, assim como de habitação e bancos, segundo um comunicado da Chancelaria.

Na agenda, também está a associação dos dois países no setor energético, no qual destaca-se a construção de uma refinaria binacional em Pernambuco, cujas obras já foram iniciadas pela Petrobras.

Além disso, serão tratadas questões como a integração fronteiriça, e os dois dirigentes examinarão assuntos regionais e internacionais, entre eles poderia estar a integração plena da Venezuela ao Mercosul, que está à espera da aprovação dos Parlamentos do Brasil e do Paraguai.

Na reunião trimestral anterior, que aconteceu em setembro do ano passado em Manaus, Brasil e Venezuela assinaram sete acordos, entre eles um para construir uma siderúrgica no estado venezuelano de Bolívar e outro para avançar nas obras da citada refinaria. EFE mp/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG