Machiques (Venezuela), 16 jan (EFE).- Os presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou hoje seu quinto encontro trimestral com seu colega venezuelano, Hugo Chávez, percorrendo um complexo de produção leiteira no estado de Zulia.

Chávez guiou Lula pelo "módulo socialista de produção 'Los Lechosos'" (Os Leitosos), no qual se encontram cerca de 2 mil cabeças de gado provenientes do Brasil.

No ano passado, o leite foi um dos produtos básicos que sofreram crise de desabastecimento na Venezuela, após uma regulação de preços imposta pelo Governo de Chávez.

Os dois governantes também devem visitar sistemas de irrigação elaborados com tecnologia brasileira e outros projetos desenvolvidos com o apoio do Brasil, segundo fontes venezuelanas.

Chávez e Lula se reunirão, além disso, com empresários de ambos os países e assinarão acordos de cooperação, acrescentaram as mesmas fontes.

Em declarações feitas nesta manhã à estatal Rádio Nacional da Venezuela, Chávez ratificou o fortalecimento dos laços com o Brasil, tanto em matéria política quanto comercial.

Lula chegou ontem à noite a Maracaibo, capital do estado petroleiro de Zulia, cerca de 700 quilômetros ao oeste de Caracas e na fronteira com a Colômbia, deve voltar ao Brasil nesta tarde. EFE gf-afs/jp

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.