Lula e Chávez conversarão sobre bases colombianas antes de cúpula

Buenos Aires, 27 ago (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversará nesta sexta-feira com o governante da Venezuela, Hugo Chávez, sobre o pacto militar entre Colômbia e Estados Unidos, pouco antes de assistir à cúpula da União de Nações Sul-americanas (Unasul) em Bariloche, Argentina, disseram hoje fontes oficiais.

EFE |

Lula e Chávez dividirão um café-da-manhã antes do início da cúpula, previsto para 10h (de Brasília), explicaram as fontes a jornalistas.

O presidente brasileiro conversou hoje por telefone com Chávez, com quem falou durante meia hora em busca de diminuir a tensão que gerou o acordo entre Bogotá e Washington, que foi taxativamente rejeitado pela Venezuela e é o eixo central da reunião de Bariloche, cerca de 1.650 quilômetros ao sul de Buenos Aires.

Os porta-vozes acrescentaram que esta é a única reunião bilateral que Lula tem prevista durante a estadia no sul argentino.

Em uma "Carta aos presidentes da Unasul", divulgada hoje, Chávez assegurou que o acordo entre Colômbia e EUA "é parte de um plano político e militar orquestrado para acabar com o projeto da União de Nações Sul-americanas, além de ser a maior ameaça neste momento histórico para as infinitas riquezas" que jazem no continente. EFE nk/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG