Lula e Chávez assinam dez acordos em quinta reunião trimestral

Machiques (Venezuela), 16 jan (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o da Venezuela, Hugo Chávez, assinaram hoje dez acordos de cooperação em diversas áreas em seu quinto encontro trimestral de trabalho.

EFE |

Ambos os governantes presidiram a assinatura dos novos compromissos bilaterais, especialmente nos campos agrícola, industrial e tecnológico, no final de um percurso por dois projetos "socialistas" de produção que os dois países desenvolvem no estado venezuelano do Zulia (oeste).

Entre os textos assinados estão acordos para a cooperação científica e tecnológica nos setores agroalimentar e energético, assim como o compromisso de apoio estratégico por parte do Brasil, mediante transferência tecnológica.

Chávez e Lula iniciaram hoje sua quinta reunião trimestral com uma visita a um complexo de produção leiteira, no qual estão cerca de 2.000 cabeças de gado provenientes do Brasil.

Eles visitaram, também, o projeto de "desenvolvimento agrário socialista" La Planicie, no município Jesús María Semprún, do estado ocidental e petroleiro de Zulia.

Lula, que chegou ontem à noite a Maracaibo, capital de Zulia, a cerca de 700 quilômetros ao oeste de Caracas e fronteiriço com a Colômbia, deve viajar de volta ao Brasil nesta mesma sexta-feira.

EFE eb/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG