novo diálogo EUA-América Latina - Mundo - iG" /

Lula e Chávez analisarão novo diálogo EUA-América Latina

BRASÍLIA (Reuters) - Os presidentes do Brasil e da Venezuela analisarão na semana que vem o novo momento do diálogo entre Estados Unidos e América Latina, disse na quinta-feira o porta-voz do Palácio do Planalto, Marcelo Baumbach. Será o sexto encontro trimestral regular entre Luiz Inácio Lula da Silva e Hugo Chávez. Na reunião de Salvador, eles discutirão também a promoção de projetos de integração regional e o andamento da União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

Reuters |

"Na reunião de Salvador se pretende avaliar as perspectivas da próxima reunião da Unasul, assim como o novo momento do diálogo entre os Estados Unidos e a América Latina e Caribe", disse Baumbach a jornalistas.

As relações da América Latina com Washington se deterioraram durante o governo de George W. Bush, mas entraram em nova fase desde a posse de seu sucessor, Barack Obama.

Durante a Cúpula das Américas, em abril em Trinidad e Tobago, Obama afirmou que se abria "uma nova era de associação entre as nossas nações", e citou "potenciais sinais positivos nas relações dos Estados Unidos (com) Cuba e Venezuela".

Chávez, que diz promover uma revolução socialista na Venezuela, é um crítico contumaz de Washington, e costumava lançar duros ataques contra Bush.

Na cúpula de abril, ocorrida dias depois de Washington atenuar as restrições a viagens e remessas financeiras de cubano-americanos para Cuba, os presidentes latino-americanos defenderam que Obama acabe totalmente com o embargo econômico que os EUA impõem há mais de quatro décadas contra a ilha.

O porta-voz brasileiro disse também que Lula e Chávez analisariam as perspectivas do processo de adesão da Venezuela ao Mercosul, especialmente "a marcha das conversações a respeito do Programa de Liberalização Comercial", necessário para completar o processo.

A falta de aprovação por parte dos Congressos de Brasil e Paraguai tem inviabilizado a adesão da Venezuela ao bloco regional.

Baumbach disse que os dois países estão negociando diversos documentos para que sejam assinados por Lula e Chávez em Salvador, em áreas que incluem cooperação fronteiriça, transporte, serviços bancários e política industrial, entre outros.

(Reportagem de Julio Villaverde)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG