Lula e Ban Ki-moon abrem Fórum das Civilizações

Encontro no Rio de Janeiro discute imigração e educação, mas atenções estão voltadas para crise nucelar iraniana

AFP |

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, inauguraram nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro, o Fórum da Aliança das Civilizações, uma instância de diálogo intercultural entre Oriente e o Ocidente.

O Fórum, que debaterá temas educativos e migratórios, estará, no entanto, dominado pela crise nuclear iraniana, já que promove a reunião do titular da ONU com Lula e o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, dois líderes que negociaram um acordo de enriquecimento de urânio com o Irã, alvo de críticas por parte dos Estados Unidos.

A grande ausência no fórum é a do presidente do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, que propôs a criação da Aliança de Civilizações na Assembleia Geral da ONU em 2004, mas que ontem cancelou sua viagem ao Brasil na última hora para concentrar-se nas medidas para enfrentar a crise econômica em seu país.

O fórum teve ontem suas reuniões preliminares e se estenderá até sábado, com debates e conferências, com o objetivo de estreitar laços entre as diferentes culturas do planeta para evitar o extremismo e polarizações.

    Leia tudo sobre: LulaBan Ki-moonONUFórum das Civilizações

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG