Lula é 2º presidente com melhor aprovação na América, diz estudo

MÉXICO - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem o segundo melhor índice de aprovação entre os líderes da América, segundo uma compilação de pesquisas divulgada nesta segunda-feira pela empresa mexicana Consulta Mitofsky (CM).

Redação com Agência EFE |

Na pesquisa, Lula tem com 81% de aprovação, atrás apenas do presidente de El Salvador, Mauricio Funes, que tem 84% de aceitação. Os dados apresentados se baseiam em enquetes com diferentes metodologias compiladas pela Mitofsky e que foram publicadas entre maio e setembro deste ano em cada um dos países.

No terceiro lugar do ranking está a chefe de Estado do Chile, Michelle Bachelet, que tem 78%, seguida pelo panamenho Ricardo Martinelli, com 77%, e o colombiano Álvaro Uribe, com 70%.

A Consulta Mitofsky destacou os casos de Brasil e Colômbia, ao dizer que são "exemplo de altas avaliações apesar dos anos de governo dos presidentes de ambos os países".

A sondagem da empresa mexicana não inclui Hugo Chávez (Venezuela); Leonel Fernández (República Dominicana); Stephen Harper (Canadá), e Daniel Ortega (Nicarágua), "por questões de falta de informação".

"Por razões muito particulares", diz a pesquisadora, não é considerado também Honduras, onde um golpe de Estado tirou do poder o presidente Manuel Zelaya há três meses.

O líder dos Estados Unidos, Barack Obama (52%), o equatoriano Rafael Correa (51%), o paraguaio Fernando Lugo (50%), e o guatemalteco Álvaro Colom (46%), aparecem em uma zona intermediária do ranking.

Leia mais sobre Lula

    Leia tudo sobre: américa do norteamérica do sulamérica latinalula

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG