Lula diz ter pedido que Zelaya não dê motivos para invasão a embaixada

Nova York, 22 set (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje, em Nova York, que tinha pedido ao deposto líder de Honduras, Manuel Zelaya, que fique tranquilo e não dê argumentos às autoridades golpistas para uma violação da Embaixada do Brasil em Tegucigalpa.

EFE |

Lula informou aos jornalistas que tinha falado hoje por telefone com Zelaya, a quem garantiu proteção dentro da embaixada brasileira, onde o deposto líder hondurenho se refugiou de surpresa na segunda-feira.

O Governo brasileiro, em coordenação com a Organização dos Estados Americanos (OEA), as autoridades dos Estados Unidos, a União Europeia (UE) e outros países, está realizando intensas gestões para buscar uma saída rápida e pacífica para a nova situação, segundo o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.

A notícia da volta de Zelaya a Honduras chegou quando Lula viajava a Nova York, onde assiste à cúpula sobre mudança climática e aos debates da Assembleia Geral das Nações Unidas.

O alto representante para Política Externa e Segurança Comum da UE, Javier Solana, disse hoje à imprensa que Zelaya tinha sido advertido de que "não fizesse nada que pudesse piorar as coisas".

O deposto presidente de Honduras denunciou hoje, em comunicado, que a Polícia e o Exército "estão reprimindo o povo hondurenho" nos arredores da embaixada brasileira em Tegucigalpa, "com o fim aparente de capturá-lo".

A União Europeia pediu tanto a Zelaya quanto ao presidente no poder em Honduras, Roberto Micheletti, que "se abstenham de qualquer ação que possa aumentar a tensão e a violência".

A Presidência da UE - nas mãos da Suécia - ressaltou, em comunicado, "a importância de uma solução negociada para a crise atual em Honduras".

Zelaya retornou a seu país 86 dias depois do golpe de Estado que levou ao poder Roberto Micheletti, que, em resposta, decidiu declarar um novo toque de recolher. EFE va/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG