Lula diz ter boa relação com Khadafi e que espera visita em setembro

Em visita à Líbia para a Assembleia da União Africana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse esperar que seu colega líbio, Muamar Khadafi, visite o Brasil ainda este ano. Durante entrevista exclusiva às agências Reuters e EFE, na terça-feira, Lula disse que já visitou a Líbia muitas vezes e que espera, agora, a visita de Khadafi ao Brasil.

BBC Brasil |

Lula sugeriu o mês de setembro para a visita, aproveitando a viagem do presidente líbio à Venezuela, onde deverá participar do encontro África-América do Sul.

"Esse é o momento do Khadafi visitar o Brasil", disse Lula, de acordo com a transcrição da entrevista divulgada pelo Palácio do Planalto.

O presidente disse ainda que "há muito tempo" tem "uma boa relação" com Khadafi.

Potencial
Além de citar os números da balança comercial entre Brasil e Líbia, Lula ressaltou o "potencial econômico" dos dois países.

"Acho que Khadafi e eu temos a obrigação de acreditar nessa relação e fortalecer essa relação", disse.

Questionado por jornalistas sobre o fato de participar de um evento com a presença de chefes de Estado criticados pela comunidade internacional por não respeitarem princípios democráticos, Lula respondeu que "quando você é convidado, não fica perguntando quem são os outros convidados".

Há 40 anos no poder, o coronel Muamar Khadafi foi considerado durante anos um pária pela comunidade internacional, mas atualmente passa por um processo de reaproximação com os países do Ocidente.

Honduras
Sobre a deposição do presidente de Honduras, Manuel Zelaya, o presidente Lula disse tratar-se de "um ato de insanidade dos políticos hondurenhos".

Segundo ele, o Brasil fará "qualquer coisa" que seja decidida pela ONU para restabelecer a democracia em Honduras.

"É preciso fazer os golpistas hondurenhos acreditarem que a democracia precisa ser respeitada e que nós não podemos admitir mais golpes militares no nosso continente", disse Lula.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG