Lula diz que espera alcançar acordo com Lugo sobre Itaipu

Belém, 30 jan (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje que espera alcançar um acordo com o Paraguai pela energia da hidrelétrica de Itaipu antes de abril, quando se encontrará de novo com o líder paraguaio, Fernando Lugo.

EFE |

"Vamos trabalhar intensamente para ver se, em abril, quando o presidente Lugo visitar o Brasil, já tenhamos resolvido algumas questões, se não todas", disse Lula em entrevista coletiva durante o Fórum Social Mundial, evento no qual se encontrou com o líder paraguaio.

Lula expressou "esperança" em chegar a um acordo com seus vizinhos, e destacou que as negociações bilaterais são conduzidas por uma comissão de alto nível da qual participam três ministros brasileiros.

"O Brasil, como maior economia da América do Sul, tem a responsabilidade em ajudar os países de menor tamanho e vamos fazer um esforço para que a América Latina continue sendo uma região de paz, de democracia e de desenvolvimento", acrescentou.

O Paraguai exige que o Brasil lhe pague mais pela energia que lhe fornece da represa de Itaipu, fixada por um tratado internacional de 1973 a US$ 45 por quilowatt, e que, além disso, lhe permita vendê-la a outros países. EFE mp/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG