Lula diz que Brasil tem responsabilidade em desenvolvimento de vizinhos

Rio de Janeiro, 24 ago (EFE).- O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse hoje que o Brasil tem uma parte de responsabilidade no desenvolvimento dos outros países da América do Sul, ao comentar o crédito concedido para a construção de uma estrada na Bolívia em seu programa de rádio Café com o Presidente.

EFE |

"Essa estrada vai permitir que a Bolívia tenha mais acesso não só ao Brasil, mas também à interoceânica que está sendo construída entre o Brasil e o Peru", afirmou Lula, em referência ao investimento de US$ 332 milhões em infraestrutura na Bolívia.

"Isso é uma coisa extraordinária e é o papel que o Brasil necessita assumir, porque o Brasil tem responsabilidade no desenvolvimento não só do Brasil, mas também no desenvolvimento da América do Sul", acrescentou.

O crédito foi anunciado no sábado, durante um encontro entre Lula e o presidente da Bolívia, Evo Morales, na cidade de Villa Tunari, na região cocaleira de Chapare.

Além do acordo para o empréstimo, os líderes assinaram um memorando de cooperação científica sobre o desenvolvimento tecnológico e industrial de uma gigantesca reserva boliviana de lítio.

Lula assegurou em seu programa de rádio que, através dos créditos para obras de infraestrutura em outros países, o Brasil dá uma contribuição muito importante para a integração sul-americana.

"Para nós, a integração não é só a relação entre os líderes de Estado. A integração é a construção de obras que possam permitir a facilidade de locomoção das pessoas e também a locomoção de produtos, agrícolas e industriais, para que o comércio entre nossos países também possa crescer", disse. EFE cm/pd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG