um grande construtor da democracia - Mundo - iG" /

Lula diz que Alfonsín foi um grande construtor da democracia

Brasília, 1 abr (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou em mensagem enviado hoje a sua colega argentina, Cristina Fernández de Kirchner, que com a morte de Raúl Alfonsín toda a América do Sul perdeu um grande construtor da democracia.

EFE |

Alfonsín foi "o artesão da aliança entre Brasil e Argentina" e "deixa a lembrança de um homem de diálogo, com profundas concepções democráticas", assinalou Lula.

O ex-presidente da Argentina morreu ontem, aos 82 anos, em consequência de um câncer de pulmão e, segundo Lula, foi para ele "um interlocutor e um amigo".

Na nota, divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores, Lula expressa seu "pesar e o do povo brasileiro nesta hora tão triste".

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, também enviou uma nota de condolências a seu colega argentino, Jorge Taiana, na qual diz que foi testemunha de "a decisiva contribuição do presidente Alfonsín para que o Brasil e Argentina caminhassem rumo à construção de sua aliança estratégica".

Segundo Amorim, a visão "de longo prazo em prol da integração e da democracia" de Alfonsín "foi decisiva para a criação do Mercosul", bloco que ambos os países formam junto com Uruguai e Paraguai. EFE ed/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG