Lula diz que acesso a crédito é o principal problema da economia

O presidente do Brasil, Luiz Inacio Lula da Silva, disse nesta segunda-feira em Nova York que o principal desafio enfrentado pela economia mundial é manter o acesso ao crédito, apesar da crise.

AFP |

"Temos um problema no mundo chamado acesso ao crédito", disse Lula durante um encontro organizado pelo Wall Street Journal. "Necessitamos restaurar o fluxo (de crédito) para que se restabeleça o comércio mundial", acrescentou.

Segundo o presidente, "temos que resolver os problemas de confiança e não vejo como, se não fizermos algo com os bancos".

Lula opinou que o assunto será uma das questões cruciais a serem tratadas na reunião do G20 prevista para Londres no próximo 2 de abril.

Segundo Lula, a classe média é a principal vítima da crise. "São os que mais se beneficiaram com o boom, melhoraram seu nível de vida e ganharam direitos em geral, mas são os mais expostos a perder o conquistado".

Lula manteve sábado uma reunião com Obama na Casa Branca, durante a qual os dois presidentes conversaram sobre a crise global, e também sobre as relações do novo governo americano com os países da América Latina.

ltl/rs/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG