profundamente consternado com a tragédia no Haiti - Mundo - iG" /

Lula diz estar profundamente consternado com a tragédia no Haiti

Rio de Janeiro, 13 jan (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje estar profundamente consternado com a tragédia causada pelo forte terremoto que sacudiu ontem o Haiti e que deixou um número indeterminado de mortos, entre os quais há pelo menos 12 brasileiros.

EFE |

"Profundamente consternado com a tragédia que afetou o Haiti, país ao que nos sentimos vinculados de forma fraterna pela presença da Força de Paz da ONU liderada pelo Brasil. Transmito meu pesar e minha total solidariedade ao povo haitiano e às famílias das vítimas brasileiras civis e militares", afirmou Lula em comunicado divulgado pela Presidência.

O abalo de 7 graus da escala Richter que sacudiu ontem o Haiti, o país mais pobre da América, causou a destruição de diversos prédios e presumivelmente inúmeras vítimas, mas também uma onda de solidariedade internacional.

O chefe de Estado brasileiro disse estar especialmente consternado com a morte da médica Zilda Arns, fundadora e coordenadora do Pastoral da Criança, entidade vinculada à Igreja Católica, dedicada ao atendimento de crianças carentes e com atuação em vários países.

Zilda Arns, de 75 anos, era uma das integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, criado por Lula como órgão consultivo do Governo e integrado por empresários, sindicalistas, representantes de entidades sociais e acadêmicos.

Além da coordenadora do Pastoral da Infância, o terremoto provocou a morte de pelo menos 11 militares brasileiros da força de paz da ONU no Haiti, entre eles um coronel.

Outros sete militares brasileiros estão desaparecidos e nove sofreram ferimentos, dois deles estão em estado grave e foram transferidos à República Dominicana.

O Brasil lidera a força da ONU no Haiti, que conta com 6,7 mil militares de 17 países, dos quais 1.266 são brasileiros. EFE cm/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG