Lula deve receber Chávez na próxima quarta-feira em Brasília

Brasília, 23 abr (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve receber em Brasília seu colega venezuelano, Hugo Chávez, na quarta-feira da próxima semana, informaram hoje fontes oficiais.

EFE |

A visita de Chávez acontece no marco de encontros periódicos que estabeleceu com Lula em 2007 para reforçar as relações bilaterais.

Porta-vozes da Presidência consultados pela Agência Efe disseram que a visita do presidente venezuelano a Brasília "está na agenda do presidente Lula", embora tenham esclarecido que sua confirmação oficial dependia ainda de consultas que estão sendo realizadas com Caracas.

As mesmas fontes explicaram que na reunião serão tratados diversos assuntos bilaterais e regionais, assim como outros mais pontuais e centrados na Cúpula da União de Nações Sul-americanas (Unasul) que será realizada no dia 4 de maio próximo em Buenos Aires.

No aspecto bilateral, Lula e Chávez voltarão a estudar as possíveis fórmulas para equilibrar a troca comercial, que nos últimos anos chegou a US$ 5,5 bilhões anuais, embora com a balança claramente inclinada a favor do Brasil, cujas exportações respondem por quase 90% desse número.

Além disso, será analisada a cooperação na área de petróleo e energia, assim como a assistência que o Brasil dá à Venezuela perante a crise de fornecimento de energia elétrica sofrida por este país nos últimos meses. EFE ed/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG