Lula defende investimentos da Petrobras contra crise

Rio de Janeiro - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou nesta segunda-feira o que, segundo ele, é a importância do plano de investimentos da milionário da Petrobras para combater os efeitos da crise internacional.

EFE |

"É extremamente importante para a indústria naval, petrolífera e petroquímica brasileira e para o projeto de desenvolvimento do Brasil", disse Lula sobre o plano corporativo da maior empresa do país.

A Petrobras dará hoje detalhes de um plano corporativo com investimentos de US$ 174 bilhões entre 2009 e 2013.

O plano , anunciado na sexta-feira, prevê um aumento do investimento de 54% em relação ao período 2008-2012, justo quando os preços mundiais do petróleo caíram, assim como a demanda por combustíveis e o crescimento global.

"Estou convencido que se nos mantivermos nessa posição, cuidando dos investimentos corretamente, quando a crise terminar, o país que estiver melhor preparado vai sair bem", afirmou Lula, durante seu programa semanal de rádio.

"O plano ajudará a combater a crise", disse o presidente ao destacar a importância dos projetos da Petrobras que se mantêm firmes, entre eles a construção de quatro novas refinarias, em Pernambuco, Maranhão, Ceará e Rio Grande do Norte.

Ao lembrar que há 20 anos Brasil não construía uma nova refinaria, Lula afirmou que "nenhum grande projeto em andamento" será paralisado devido à crise.

Ele também destacou a decisão de reforçar com R$ 100 bilhões a caixa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para incentivar novos investimentos no setor produtivo e ajudar a Petrobras a levar adiante seus projetos.

Leia mais sobre Petrobras

    Leia tudo sobre: petrobras

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG