Lula defende acordo de associação entre América Central e Mercosul

San José, 2 jun (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou hoje na Costa Rica o interesse em que a América Central e o Mercosul possam assinar um acordo de associação.

EFE |

Em comunicado divulgado pela Presidência costarriquenha, Lula disse: "Nesta viagem pela região, fico mais e mais convencido de que a América Central e a América do Sul estão dando passos decisivos para construir uma sólida associação".

"Sei que essa também é a convicção do presidente (Óscar) Arias.

Confio em que, ao assumir, em 1º de julho, a Presidência do Sica (Sistema da Integração Centro-Americana), a Costa Rica se empenhará para que a entidade e o Mercosul possam concluir em breve um acordo de associação", acrescentou o presidente.

Para ele, um acordo entre as regiões garantiria que a "agenda de integração se tornasse uma realidade com benefícios cada vez mais concretos" para os dois blocos.

Sobre a visita à Costa Rica, Lula disse chegar "com grande alegria ao país, ao qual o Brasil está unido por uma longa e proveitosa amizade".

O presidente brasileiro acrescentou que espera ansiosamente para se reunir com Arias, pois a Costa Rica é "um país cujas realizações no campo social e econômico são uma referência para um continente que procura o desenvolvimento sustentável em um ambiente de fortalecimento da democracia e do respeito aos direitos humanos".

"É com a perspectiva dessa convergência de visões que venho à Costa Rica para aprofundar os grandes avanços alcançados na visita do presidente Arias ao Brasil no ano passado", afirmou Lula.

"Essa troca de visitas marca o amplo potencial de oportunidades que se abrem em nossa relação em uma longa gama de setores, incluindo o comercial, os investimentos e a cooperação técnica", destacou o presidente brasileiro.

Na reunião com Arias, Lula debaterá temas relacionados com a crise econômica e o uso de biocombustíveis, e, depois, voltará ao Brasil. EFE nda/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG