minicúpula em Buenos Aires - Mundo - iG" /

Lula, Cristina e Chávez farão minicúpula em Buenos Aires

Buenos Aires, 31 jul (EFE) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os chefes de Estado de Argentina, Cristina Fernández de Kirchner, e da Venezuela, Hugo Chávez, devem realizar segunda-feira uma minicúpula em Buenos Aires para abordar a integração regional.

EFE |

O encontro de três lados, segundo fontes diplomáticas consultadas pela Agência Efe, foi estipulado pelos líderes durante a última Cúpula do Mercosul, realizada em Tucumán, na Argentina, no início de julho.

A reunião ocorrerá depois das posições divergentes de Argentina e Brasil sobre a abertura de mercados industriais nas fracassadas negociações na Organização Mundial do Comércio (OMC), das quais a Venezuela também participou.

Fontes diplomáticas informaram à Efe que os líderes terão "uma agenda aberta".

Devem ser analisados vários temas, como a cooperação em energia e produção de alimentos, a troca comercial, a integração produtiva, os investimentos entre os três países e o desenvolvimento do Mercosul, que ficou em suspenso depois do fracasso na OMC, segundo analistas.

Fontes oficiais brasileiras disseram hoje que Lula deseja que "se assente o pó" da Rodada de Doha e se reforce o processo de integração do Mercosul.

"As divergências que existiram são naturais" e se deveram a "circunstâncias e políticas de cada um dos países", que não interferem no processo de integração, disse em entrevista coletiva o porta-voz do presidente, Marcelo Baumbach.

Lula chega a Buenos Aires no domingo e, nessa mesma noite, jantará com Cristina e seu marido, o ex-presidente Néstor Kirchner, na sede da Embaixada do Brasil na Argentina.

Na segunda-feira, os dois líderes terão um encontro do qual participarão centenas de empresários dos dois países e ao meio-dia terão um almoço com executivos e funcionários oferecido pela presidente argentina.

Antes de voltar ao Brasil, Lula participará da inauguração de um espaço de arte na sede da embaixada brasileira e da "minicúpula" com Cristina e Chávez, que chegará ao país no fim de segunda-feira. EFE ms/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG