coordenar posições antes de cúpula - Mundo - iG" /

Lula conversa com Chávez para coordenar posições antes de cúpula

Bariloche (Argentina), 28 ago (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu hoje com o líder venezuelano, Hugo Chávez, para coordenar posições antes do início da Cúpula Extraordinária da União de Nações Sul-americanas (Unasul), realizado em Bariloche, na Argentina.

EFE |

"A reunião foi para conhecer a posição de cada país, coordenar posições e assim ter uma maior convergência. Os resultados estão sendo vistos agora no plenário", disseram à Agência Efe fontes da diplomacia brasileira.

Porta-vozes da Presidência venezuelana consultados pela Efe confirmaram a reunião, que aconteceu no hotel Llao-Llao, cerca de 30 quilômetros de Bariloche, mas evitaram dar detalhes do conteúdo da conversa.

Lula já tinha ligado na quinta-feira para Chávez, que hoje, no plenário da cúpula, criticou duramente a estratégia "imperialista global" dos Estados Unidos, mas não atacou a Colômbia diretamente.

O presidente venezuelano também não falou de "ventos de guerra", como tinha feito na cúpula da Unasul anterior, realizada em Quito em 10 de agosto.

A cúpula extraordinária de Bariloche foi convocada para discutir o acordo para o uso de bases colombianas por parte de tropas americanas, que gerou preocupação e mal-estar na região.

"Cada um de nós deve chegar às portas destas reuniões com a decisão de se queremos construir um clima de paz ou um clima de guerra", disse Lula no plenário da cúpula. EFE nk/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG