Lula confirma viagens a Bolívia e Venezuela na próxima semana

Brasília, 9 jan (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitará Bolívia e Venezuela em 15 e 16 de janeiro para anunciar projetos de integração e se reunir com os presidentes Evo Morales e Hugo Chávez, respectivamente confirmou hoje o ministério das Relações Exteriores.

EFE |

Lula se encontrará com Morales na próxima quinta-feira em Puerto Suárez e, nesse mesmo dia, viajará para Caracas, em na sexta-feira terá uma de suas já tradicionais reuniões trimestrais com Chávez.

Na reunião em Puerto Suárez, cidade que faz fronteira com Corumbá, no Mato Grosso do Sul, Lula anunciará créditos para financiar projetos de integração viária na Bolívia, como já tinha antecipado Morales.

O Brasil financiará a estrada pavimentada entre Villa Tunari, no departamento (estado) de Cochabamba, e Santo Inácio de Moxos, no departamento de Beni, parte de uma rodovia que no futuro poderá ligar La Paz à fronteira brasileira.

Os dois presidentes poderão aproveitar a reunião para discutir a decisão brasileira de reduzir temporariamente suas importações de gás natural da Bolívia, que são uma importante fonte de renda boliviana.

O Brasil reduziu sua demanda do energético boliviano de 31 milhões de metros cúbicos de média diária no ano passado para cerca de 19 milhões atualmente.

Isto se deve à melhora que as chuvas deram capacidade de geração das hidroelétricas brasileiras, possibilitando a suspensão temporária da operação de algumas termoelétricas.

Em Caracas, Lula e Chávez farão outra de suas reuniões trimestrais, após a que tiveram em setembro em Manaus, onde anunciaram sete acordos, entre eles um para construir uma siderúrgica e outro para uma refinaria binacional. EFE cm/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG