Oposição assina pré-acordo com governo na Bolívia http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/09/16/presidentes_declaram_apoio_a_morales_e_rechacam_golpe_civil_1847928.html target=_topPresidentes declaram apoio a Morales e rechaçam golpe civil Jornal de Debates: http://www.jornaldedebates.ig.com.br/debate/evo-morales-corre-risco-golpe/12417 target=_topMorales corre risco de golpe? http://ultimosegundo.ig.com.br/bbc/2008/09/11/entenda_os_protestos_da_oposicao_na_bolivia_1759066.htmlEntenda os protestos da oposição na Bolívia" / Oposição assina pré-acordo com governo na Bolívia http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/09/16/presidentes_declaram_apoio_a_morales_e_rechacam_golpe_civil_1847928.html target=_topPresidentes declaram apoio a Morales e rechaçam golpe civil Jornal de Debates: http://www.jornaldedebates.ig.com.br/debate/evo-morales-corre-risco-golpe/12417 target=_topMorales corre risco de golpe? http://ultimosegundo.ig.com.br/bbc/2008/09/11/entenda_os_protestos_da_oposicao_na_bolivia_1759066.htmlEntenda os protestos da oposição na Bolívia" /

Lula confirma ajuda à Bolívia, mas sem interferir em assuntos internos do país

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou nesta quarta-feira, que o Brasil dará apoio à Bolívia, mas sem interferir nos assuntos internos do país. http://ultimosegundo.ig.com.br/bbc/2008/09/17/oposicao_assina_pre_acordo_com_governo_na_bolivia_1862943.html target=_topOposição assina pré-acordo com governo na Bolívia http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/09/16/presidentes_declaram_apoio_a_morales_e_rechacam_golpe_civil_1847928.html target=_topPresidentes declaram apoio a Morales e rechaçam golpe civil Jornal de Debates: http://www.jornaldedebates.ig.com.br/debate/evo-morales-corre-risco-golpe/12417 target=_topMorales corre risco de golpe? http://ultimosegundo.ig.com.br/bbc/2008/09/11/entenda_os_protestos_da_oposicao_na_bolivia_1759066.htmlEntenda os protestos da oposição na Bolívia

Carollina Andrade - Último Segundo/Santafé Idéias |

Acordo Ortográfico

"O Brasil não se mete nas políticas internas de cada país. O Brasil mantém o respeito pela soberania dos povos, e o que o Brasil está fazendo é o que todos os países da América do Sul estão fazendo, ser solidário ao fortalecimento da democracia na Bolívia, ser solidário ao restabelecimento da paz para depois começar a negociar com todos os setores a normalidade na Bolívia, disse Lula.

Na ocasião, Lula negou o envio de tropas ao local para desarticular grupos armados no departamento de Pando, fronteira com o Acre. De acordo com o presidente, o Brasil venderá caminhões militares à Bolívia e reprimirá a circulação de homens armados na fronteira comum. 

O Evo perguntou a mim se o Brasil poderia vender alguns caminhões para eles, para transportar as Forças Armadas. Vamos ver se a indústria automobilística brasileira consegue produzir, com certa rapidez, alguns caminhões para a Bolívia. Eu já falei com o ministro Jobim, que vai ver com o Exército onde se compra, se a indústria automobilística pode produzir, acrescentou.  

Lula pediu aos ministros da Justiça, Tarso Genro, e da Defesa, Nelson Jobim, para entrar em contato com autoridades bolivianas a fim de tratar dessa colaboração. O objetivo é ajudar o Governo de Evo Morales a combater os protestos que agitam o país há mais de três semanas. 

Também iremos trabalhar junto com a Bolívia para que a gente possa na nossa fronteira, sobretudo em Brasiléia [no Acre], tentar evitar que gente armada atravesse para os dois países, que tenha tráfico de drogas. Fora disso, nós respeitamos as decisões soberanas da Bolívia, completou.

Leia mais sobre: Lula

    Leia tudo sobre: lula

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG