Lula chega ao Vietnã para visita oficial

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou nesta quinta-feira ao Vietnã, onde deve se encontrar com os líderes comunistas vietnamitas durante uma visita oficial de um dia, parte de um giro pela Ásia.

AFP |

Lula, que participou da reunião do G8 no Japão na noite anterior, manterá reuniões com o presidente vietnamita, Nguyen Minh Triet, o primeiro-ministro, Nguyen Tan Dung, e o líder do Partido Comunista, Nong Duc Manh.

Lula começará sua agenda com uma visita ao mausoléu do líder revolucionário Ho Chi Minh e ao monumento à memória dos veteranos da Guerra do Vietnã, duas paradas obrigatórias para líderes estrangeiros no país.

É a primeira visita de um presidente brasileiro ao Vietnã desde que os dois países estabeleceram relações diplomáticas, em 1989. Entretanto, vários líderes vietnamitas já haviam visitado o Brasil desde então.

Os ex-presidentes vietnamitas Le Duc Anh e Tran Duc Luong viajaram ao Brasil em 1995 e 2004, respectivamente, e o secretário-geral do Partido Comunista fez o mesmo em maio do ano passado.

O ministro das Relações Exteriores brasileiro, Celso Amorim, visitou o Vietnã em fevereiro desse ano, elogiando o potencial de cooperação econômica, comercial e na área de saúde e educação entre os dois países

O Vietnã exporta carvão, arroz, têxteis e sapatos, além de móveis de madeira e eletrônicos, e importa farinha, óleo de soja, ração para animais, aço, papel e celulose, madeira e couro do Brasil.

Lula, que realiza a visita em companhia da primeira-dama, Marisa Letícia, viaja em seguida para o Timor-Leste.

fz/ap/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG