Lula chega à Venezuela para se reunir com Chávez

Maracaibo (Venezuela) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou hoje à cidade de Maracaibo para ter uma reunião de trabalho com o chefe de Estado venezuelano, Hugo Chávez.

EFE |

Lula chegou na madruga de quinta para sexta-feira à Base Aérea Geral Rafael Urdaneta, procedente da Bolívia, e foi recebido pelo chanceler venezuelano, Nicolás Maduro.

O presidente não falou com a imprensa, embora Maduro tenha dado a Lula um telefone celular para que ele falasse com Chávez.

No encontro, que aconteceria originalmente em Caracas, os dois governantes repassarão as relações comerciais e tratarão de temas da atualidade, como costumam fazer nas reuniões trimestrais que começaram a ser realizadas em 2007, de modo a impulsionar a cooperação bilateral.

Na agenda, segundo fontes brasileiras, está a associação de ambos os países no setor energético, no qual se destaca a construção de uma refinaria binacional em Pernambuco.

Além disso, devem ser discutidas questões como a integração fronteiriça, e ambos os dirigentes examinarão assuntos regionais e internacionais, como a integração plena da Venezuela ao Mercosul, que está pendente da aprovação nos Parlamentos de Brasil e Paraguai Ao anunciar há poucos dias as visitas à Venezuela de Lula e da presidente da Argentina, Cristina Fernández de Krichner, que estará em Caracas na próxima semana, Chávez disse que esses encontros são uma prova de que "segue em andamento o processo de unidade da América Latina".

Leia mais sobre: Lula - Chávez

    Leia tudo sobre: chávezlula

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG