Lula chega a Trípoli antes de assistir à cúpula da União Africana

Trípoli, 30 jun (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou hoje a Trípoli, onde pernoitará antes de viajar amanhã à cidade líbia de Sirte, para participar da cúpula da União Africana (UA), na qual discursará como orador convidado.

EFE |

Fontes da Presidência brasileira informaram à Agência Efe que Lula chegou ao aeroporto de Trípoli depois das 15h40 local (11h40 de Brasília).

É possível que o líder líbio, Muammar Kadafi, se encontre hoje na capital líbia com Lula, antes que este viaje amanhã a Sirte, para assistir à cúpula.

A participação de Lula na reunião da UA representa um novo passo no fortalecimento das relações entre o Brasil e o continente africano, que cresceram consideravelmente nos últimos seis anos.

Em 2003, o volume da troca comercial entre Brasil e África estava em torno de US$ 5 bilhões, enquanto, no ano passado, chegou a cerca de US$ 26 bilhões.

Lula fez até dez viagens a países africanos desde que chegou à Presidência, em janeiro de 2003, e aumentou a presença diplomática brasileira no continente com um total de 34 embaixadas.

O comércio com os países africanos já representa 7% da balança externa brasileira.

Durante sua participação na cúpula, Lula assinará três convênios entre Brasil e UA destinados a reforçar a cooperação para o desenvolvimento.

Um deles ampliará para outros países um projeto brasileiro atualmente em andamento em Mali, Burkina Fasso, Chade e Benin, para melhorar a produtividade agrícola.

Outro dos acordos será sobre o fortalecimento dos pequenos produtores agrícolas e a melhora de seu acesso aos mercados domésticos, regionais e internacionais.

O terceiro se concentrará em cooperação para o desenvolvimento humano e social, assim como na assistência sanitária aos grupos mais vulneráveis, que abrangerá também as áreas de cultura e esporte como ferramentas de inclusão.

Durante a visita ao Brasil em maio do presidente senegalês, Abdoulaye Wade, Lula destacou a herança africana do país latino-americano, que, disse, possui "a maior população negra fora da África".

"A África não aparece só na cor da pele dos brasileiros, mas também nas almas, nos usos e nos costumes de cada um de nós", afirmou.

Lula permanecerá em Sirte até a tarde da quarta-feira, quando viajará de volta ao Brasil. EFE fa-jg/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG