Lula chega a Lima para participar de Cúpula América Latina-UE

Lima, 15 mai (EFE) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou hoje a Lima para participar da 5ª Cúpula América Latina-Caribe-União Européia (EU-LAC, em inglês), na qual está prevista a participação de mais de 40 líderes.

EFE |

O presidente chegou à capital peruana às 18h25 (20h25 em Brasília).

Segundo fontes oficiais, Lula terá reuniões bilaterais com os primeiros-ministros da Polônia, Donald Tusk; República Tcheca, Mirek Topolanek, e Jamaica, Bruce Golding.

Entre os líderes latino-americanos, até agora foi confirmada apenas uma reunião com o chefe de Estado paraguaio, Nicanor Duarte, que receberá Lula com seu sucessor, o ex-bispo e presidente eleito Fernando Lugo.

Além disso, o presidente se reunirá amanhã com o dirigente da Comissão Européia (CE), José Manuel Durão Barroso.

Fontes oficiais não descartaram uma reunião com o presidente colombiano, Álvaro Uribe, que ainda não foi confirmada.

Durante a Cúpula, Lula e o presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, que se reuniram hoje em Brasília, apresentarão uma iniciativa de Brasil e Espanha para fomentar a ajuda da comunidade internacional ao Haiti.

No sábado, Lula permanecerá em Lima em uma breve visita oficial ao Peru que inclui um encontro empresarial binacional e uma reunião com seu anfitrião, Alan García. EFE mar/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG